Por: Assessoria de Imprensa UPF - Fotos: Caroline Simor - 30/09/2016
Atividade integrou a programação do I Colóquio Despedida ou Renascimento da Bildung? Teoria da Bildung e Pesquisa da Bildung no Brasil, na Alemanha e na Argentina, promovido pelo PPGEdu
Dias de reflexão sobre as teorias e práticas sociais, políticas e educacionais marcaram a programação do I Colóquio Despedida ou Renascimento da Bildung? Teoria da Bildung e Pesquisa da Bildung no Brasil, na Alemanha e na Argentina, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEDU/UPF). A atividade conta com o apoio do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e do Núcleo de Pesquisas em Filosofia e Educação (Nupefe). Na noite dessa quinta-feira (29/09), professores, alunos e pesquisadores participaram do lançamento de obras diversas. O encontro ocorreu no IFCH.
Ao todo, foram lançadas 13 obras e duas Revistas Científicas. Na opinião do vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Leonardo José Gil Barcellos, a atividade marca, de forma especial, toda a programação desenvolvida. “Temos hoje a oportunidade de prestigiar o lançamento de diversas obras. Os livros, assim como as publicações, são a materialização das pesquisas e dos esforços dos programas de pós-graduação, não somente pelo viés acadêmico, mas também pela visibilidade junto à comunidade”, destacou.
Estiveram presentes na solenidade a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários Bernadete Maria Dalmolin e o vice-reitor Administrativo Agenor Dias de Meira Junior.
Para o coordenador do PPGEdu, professor Dr. Cláudio Dalbosco, produzir obras é repensar o próprio conhecimento e, com isso, possibilitar mudanças na prática educacional realizada. Ele destacou a importância de contar com a participação de pesquisadores estrangeiros, o que, segundo ele, potencializa a troca de conhecimentos e a promoção da melhoria da educação no mundo. “A produção científica, a produção de livros, é a materialização do nosso trabalho, principalmente na área da educação. São obras diversificadas, que abordam teoria política, teorias educacionais e poesias, e obras que dialogam com clássicos conceitos antigos e modernos, refletindo a educação na realidade e promovendo soluções para a prática educacional”, frisou.
Cada autor teve a oportunidade de falar um pouco sobre sua obra e, após o lançamento, os presentes puderam trocar experiências e conhecer os diferentes trabalhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário